domingo, 6 de dezembro de 2015

DOSSIÊ BRASILEIRÃO 2015 !! TRISTE RUMO DO FUTEBOL NACIONAL !!!

O Campeonato Brasileiro de 2015 seguia seu rumo natural, tranquilo, com 4 times disputando a ponta com poucos pontos entre um e outro, até que chegou a 17a. rodada. SPFC x Time da globo.

No jogo, o SPFC foi dominante durante os 90 minutos. Um massacre. Três bolas da trave, alugando-se meio campo. Algumas poucas chances para o time da mídia e, em uma delas, o gol. Mesmo assim, o time do Morumbi continuou apertando e, logo, empataria. 1x1. E, já ao fim de jogo, aos 43 minutos do segundo tempo, PÊNALTI CLARO para o São Paulo FC. Em um chute colocado, no canto, o lateral Wendel, do time da globo, voa para a bola e a defende com o braço. O árbitro da partida, Pedro Vuaden, viu o lance, como também seu bandeirinha mas, preferiu não marcar. Ali começava a sequência que distanciaria da luta pelo título outros adversários do produto mídia. O próprio SFPC deixou a briga naquele momento. Se ganhasse o jogo, ficaria a 2 pontos do time de itaquera.

"DESTAQUE
FOI PÊNALTI?
Os jogadores do São Paulo deixaram o gramado reclamando de um pênalti, aos 48 minutos do segundo tempo. Após uma confusão na área, a bola sobrou para Wesley chutar forte. Uendel se jogou no lance para evitar o gol e acabou desviando com um dos braços. Os tricolores pressionaram a arbitragem, mas Leandro Pedro Vuaden nada marcou. "Se fosse em Itaquera, seria pênalti (para o Corinthians)", ironizou Luis Fabiano."


Na mesma rodada, o vice líder também jogou e, coincidências a parte, também fora prejudicado. O Atlético Mineiro jogava em casa contra o Grêmio, dentro de casa, em Minas. Com o jogo ainda 0x0, em uma tentativa de ataque do zagueiro do Galo, a bola bate no braço de Erazo, esticado, mudando a trajetória que iria certa ao gol adversário. O juíz nada marcou. O árbitro foi Dewson de Freitas. Caso o galo fizesse 1x0 neste jogo, já no primeiro tempo, através de um possível pênalti, com toda a certeza, não daria a opção de contra ataques para o time gaúcho. O Grêmio vencera por 2x0, com 2 gols em aulas de contra ataque.

"DESTAQUE
LANCE POLÊMICO
Antes de o Grêmio abrir o placar, o Atlético-MG reclamou de um pênalti após a bola estourar no braço de Erazo. Dewson de Freitas mandou seguir."


Na rodada seguinte, novas polêmicas.

No jogo contra o Sport Recife, em São Paulo, o time da globo foi beneficiado, já no finalzinho de jogo, com um pênalti bastante polêmico. Esse lance, mostrado pelo comentário da própria globo, em seu site, mostraria a diferença de tratamento que foi dado aos outros times, em lances muitas vezes até similares. Percebemos que o pênalti no lance do clássico paulista foi muito mais claro e não fora marcado. Já contra o time de Recife, dentro de Itaquera, duvidoso, foi dado sem titubeios. O jogo terminou em 4x3 para o time paulista.

RESUMÃO
• O JOGO
Futebol se joga com os pés, mas, em quatro dias, o Corinthians sorri graças às mãos. Se no último domingo o árbitro não deu pênalti na manchete de Uendel, no fim do clássico contra o São Paulo, nesta quarta-feira o paulista Luiz Flávio de Oliveira não perdoou o braço erguido de Rithely no cruzamento de Guilherme Arana: pênalti e gol de Jadson para decidir mais um grande jogo do Campeonato Brasileiro. A vitória por 4 3 castigou a inesperada reação do Sport, protagonizada por Hernane Brocador, e deixou o Corinthians a uma derrota do Atlético-MG para assumir a liderança.

DETALHE : Quem apitou o jogo, em São Paulo, foi um árbitro PAULISTA. Coincidência????

Rodada 19 ( NOVA POLÊMICA )

Na vitória por 2x1, sobre o Avai, em Florianópolis, o time de Santa Catarina reclamou muito um gol anulado que sacramentaria o empate no jogo. Ao meu ver, mesma linha mas, o bandeirinha não teve dúvidas em marcar o impedimento. Mais 2 pontos duvidosos somados ao time paulista.


"RESUMÃO
• O JOGO
Dois golaços, três pontos e o título simbólico do primeiro turno do Brasileirão. Sob o comando de Luciano e Cássio, o Corinthians bateu o Avaí por 2 a 1, na Ressacada, em Florianópolis, pela 19ª rodada da competição. O time catarinense saiu na frente, com gol de André Lima, mas o atacante alvinegro fez dois lindos gols para assegurar a vantagem da equipe paulista. Os donos da casa ainda reclamaram um gol anulado quando o jogo ainda estava empatado."


Na mesma rodada, novamente o Atlético MG foi prejudicado. Jogando em Chapecó, perdeu a oportunidade de arrancar 1 ponto, quando tomou o segundo gol da Chapecoense de forma irregular ( Apodi dominou a bola com o braço antes de fazer o gol ). A diferença crescia a cada rodada.

"DESTAQUE
MUITA VONTADE
Aos 32 minutos da segunda etapa, Apodi marcou o gol da vitória da Chape. Mas o lance foi bastante questionado pelos atleticanos. O lateral ganhou na corrida de Pedro Botelho, invadiu a área e fez um golaço. Porém, na disputa com Botelho, houve um toque no braço do jogador do time catarinense."


Caros,

alguns podem falar que é chororô, mas confesso que não ligo. Quem chora é o futebol brasileiro. Infelizmente a tendência para os próximos anos será a supremacia do time da mídia, pois quem manda no futebol hoje é a globo, e a globo patrocina esse time. O que manda infelizmente é o dinheiro, o marketing, o poder da marca. O investimento é alto. Em um futebol tão parelho, onde os clubes estão literalmente quebrados, um valor absurdamente maior dado a um clube em detrimento de outros, faz muita diferença. Espero estar errado mas, para os próximos anos, não vejo saída.

Os clubes poderiam e deveriam montar uma liga própria, porém estão com o "rabo preso" com a globo. Todos já adiantaram suas cotas televisivas para sobreviver. Agora terão que aceitar os desmandos e os esquemas. O campeonato brasileiro de 2015, não será o único manchado. Outros virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário